surto de toxoplasmose

População só deve beber água fervida ou filtrada como precaução, orientam as autoridades

Autoridades em saúde de Santa Maria confirmaram, durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira, que há um surto de toxoplasmose na cidade. Ao responder perguntas de jornalistas, a chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore, afirmou que, como forma de precaução, a população deve beber água fervida ou filtrada. Confira aqui as dicas de um infectologista sobre a forma correta de ferver a água.

- Enquanto estamos em fase de investigação da fonte de transmissão da doença, a orientação é seguir os procedimentos de precaução - reiterou Tânia.

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Melo, informou que, neste sábado, seis unidades de saúde básica de Santa Maria estarão abertas para orientar e esclarecer dúvidas da população, principalmente das gestantes que, ao lado de crianças menores de 2 anos e imunodeprimidos (pessoas com baixa imunidade) são os grupos de maior atenção das autoridades.

- Vamos abrir 6 unidades de saúde no sábado para gestantes que precisarem de orientações ou de pegar exames laboratoriais . Não há motivo para a gente se afobar. Nossas equipes estão à disposição para acolher as gestantes e pessoas que possam estar grávidas e ainda não sabem - disse Liliane.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA COLETIVA 

A CONFIRMAÇÃO DO SURTO
O surto de toxoplasmose foi confirmado depois do aumento de pacientes que procuraram as unidades públicas e privadas com sintomas de síndrome febril. Ao investigar qual era o agente transmissor da doença, exames laboratoriais confirmaram positivo para toxoplasmose em 14 amostras das 17 coletadas. Conforme a médica infectologista da prefeitura, Paula Martinez, são cerca de 600 casos de pessoas atendidas na rede pública ou privada com algum dos sintomas da síndrome febril, que são febre, cefaléia (dor de cabeça) ou mialgia (dores no corpo), entre janeiro e abril em Santa Maria.

Leia mais sobre a confirmação do surto pelos infectologistas aqui.

A doença pode ser transmitida por meio da água - se ela estiver contaminada -, pelo consumo de vegetais mal lavados ou carne mal cozida. Por ser uma doença auto-limitada, ela não é considerada grave. A exceção são as gestantes, já que a toxoplasmose pode ser transmitida ao embrião, pessoas imunodeprimidas (quem têm imunidade baixa), pessoas que têm a doença e que o toxoplasma atingiu o olho ou quando os sintomas deixem o paciente incapacitado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Infectologista dá dicas para prevenir a toxoplasmose Anterior

Infectologista dá dicas para prevenir a toxoplasmose

Husm começa a usar aparelhos doados pela Receita Federal Próximo

Husm começa a usar aparelhos doados pela Receita Federal

Saúde